Estão em constituição duas novas enciclopédias online de tipo colaborativo: a Citizendium e a Scholarpedia, que apostam sobretudo em oferecer informação mais rigorosa e científica que a Wikipedia. Contudo isso não significa que a informação da wikipedia, na sua globalidade, já não o seja, tal como ficou demonstrado no estudo comparativo entre a Wikipedia e a clássica Britannica (versão impressa), que a revista Nature publicou em Dezembro de 2005, onde as diferenças de rigor dos artigos foram pouco relevantes, alcançando então a Britannica uma mínima vantagem.
Criada em 15 de Janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipedia contabiliza no momento mais de 6 milhões de artigos no total de todas as versões linguísticas (mais de 250 idiomas e dialectos). A versão em Língua Inglesa é a de maior grandeza, apresentado na actualidade mais de 1,55 milhões de artigos. A versão portuguesa posiciona-se no momento no oitavo lugar, com cerca de 212 mil artigos. Contudo, em virtude do seu forte crescimento, estima-se que já nos inícios de 2008 a versão Portuguesa alcance o 6º lugar, ultrapassando entretanto a versão italiana e holandesa.
Mas estes 6 milhões de artigos da wikipedia são apenas a ponta do icebergue pois contemplam apenas os artigos que se podem considerar mais completos e e fiáveis. Por detrás destes existem várias dezenas de milhões que ainda se encontram em fase de “esboço” ou necessitam de ser reestruturados. A dimensão da Wikipedia destaca-se das demais congéneres, como por exemplo a enciclopédia Britannica que apresenta apenas 60 mil artigos (verão impressa) e 120 mil artigos (versão online).
O facto de ser um projecto onde qualquer internauta pode facilmente alterar os conteúdos dos artigos acarreta à wikipedia grande benefícios mas paralelamente também grandes malefícios. Os novos projectos vão explorar esses prejuízos para apresentarem um produto mais fiável e rigoroso.
Curiosamente, um dos projectos Citizendium (ainda em fase de testes), é coordenado pelo co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, que tem vindo a reunir (por convite) um leque de reputados editores (alguns deles provenientes da Wikipedia) com o intuito de constituir um grupo alargado de especialistas nas mais diversas áreas. Na Citizendium todas as edições e alterações dos artigos serão assim alvo de apertado controlo. Deste modo, sempre que um qualquer utilizador pretender alterar ou ampliar um artigo, o texto final deverá ser autorizado pelo especialista que o produziu inicialmente (e que assina com o seu nome real). A Citizendium, um projecto sem fins lucrativos, vai aproveitar um número considerável de artigos da Wikipedia inglesa, que serão de alvo de revisão por diversos especialistas.
Relativamente à Scholarpedia, esta apresenta um modelo análogo ao da Citizendium, com a diferença que a maioria dos especialistas não serão previamente escolhidos, mas ascendem a este estatuto mediante a dimensão e relevância dos seus contributos para esta enciclopédia ao longo do tempo.
Ambas as enciclopédias, Citizendium e Scholarpedia, são de acesso gratuito.
Etiquetas: Fontes de Informação |